Pular para o conteúdo

Edição 1 | Janeiro de 2023: Circular A Cata Prismas

Página inicial da Edição de Janeiro da Circular A Cata Prismas. A foto de destaque traz Christina e Anita brincando com o Artefato Varalizando, sob print dos instrumentos da dinâmica expostos na nossa Galeria Varalize. Numa segunda colagem, abaixo e ao lado do texto, 7 imagens exibem capas de livros, logos de coletividades parceiras e prints de ações a serem descritas e comentadas no corpo da Circular.
Contém texto alternativo

Transcrevendo a parte escrita

Na borda superior:

☆FIAPO☆
FLOSOFIA À PASSARINHO

CIRCULAR
A CATA PRISMAS

Na etiqueta sobre imagem destaque, leia-se:

ARTEFATO
VARALIZANDO

Na manchete:

APRENDIZAGENS COMUNITÁRIAS

Por @coletivohojeapassarinho

Nas palavras de Jorge Mello,
■■nós precisamos resgatar
o poder educador da comunidade,
das comunidades, todas elas!▪︎▪︎▪︎

Mas, como acontece o resgate do que podem
as simples aprendizagens comunitárias?

Hoje, à passarinho e passo a passo,
apostamos no exercício cotidiano
de registrar, colaborativamente,
nossas diversas experiências,
validando encontros significativos.

#tbt❤️ Do jogo da velha às hashtags,
pela circulação dos nossos voos recentes▪︎

Na borda de baixo:

Ed. 1 | Janeiro | 2023
Primeira página

Sobre o susto

Postamos nas redes sociais do Coletivo Hoje à passarinho uma pequena nota à respeito da turbulência que sacudiu os nossos voos:
https://www.instagram.com/reel/ClHXI1GvAjj/?igshid=Yzg5MTU1MDY=
Legenda transcrita para leitura via VLIBRAS e com descrição de imagens.

#pratodomundover PRINT DE RELATÓRIO DE RESUMO DE ALTA DE MARCELA TEÓFILO EMITIDO PELO HOSPITAL RISOLETA TOLENTINO NEVES. HÁ UM CÍRCULO VERDE DESTACANDO G122 - DOENÇA DO NEURÔNIO MOTOR COMO HIPÓTESE DE DIAGNÓSTICO. EM POST DE STORY, COM LETRAS BRANCAS SOBRE FUNDO PRETO, LEIA-SE A SEGUINTE NOTA SOBREPOSTA À CÓPIA DESCRITA: "ESTA HIPÓTESE +TRATAMENTO DE QUADRO DE INFECÇÃO PULMONAR SÃO OS MOTIVOS PELOS QUAIS ADIAMOS O RETORNO DO SABIÁTICAST EM OUTUBRO. DIVULGANDO APÓS O RECEBIMENTO DE UMA SÉRIE DE TELEFONEMAS E MENSAGENS. SIM, PASSAMOS A SER 7 MULHERES UNIDAS POR MEIO DO @coletivohojeapassarinho E DECIDIMOS QUE MANTEREMOS A VOZ DE SEMPRE. SE E QUANDO NECESSÁRIO, FAREMOS TRANSFORMAÇÕES NESSE SENTIDO. NA PRÓXIMA TERÇA (22/11), PORTANTO, O EPISÓDIO #1 ESTARÁ NO AR. CONHEÇAM O NOSSO SITE* E AS APRENDIZAGENS DIVERSAS QUE REGISTRAMOS A PARTIR DOS CONTEXTOS ADVERSOS EM QUE TRILHAMOS NOSSAS TRILHAS! GRATAS (EMOJI DE MICROFONE SEGUIDO DE 7 PASSARINHOS AZUIS)."

Observação:

■■Perante o contexto de dificuldades políticas do Brasil, o trabalho com Educação Comunitária impulsionado pelo SabiÁticast tem sido fundamental para o custeio de uma parte dos serviços então inacessíveis no SUS, bem como para criar uma rede de diálogo e apoio em Saúde que me acompanhe.

Trata-se de um processo que hoje potencializa nossas esperanças e ações, inclusive viabilizando um percurso mais digno, seguro e humanizado, até que ocorra o acesso ao Ambulatório de Neurologia do Hospital das Clínicas ou da Santa Casa.

Marcela

O Artefato Varalizando

O “Varalizando” estende fiapos, isto é, pontas soltas que, ao serem puxadas, revelam longos fios de reflexão embutidos nas experiências diárias.

Montagem com foto dos instrumentos artesanais do artefato varalizando.
Contém texto alternativo

Voltado para o público geral, trata-se de um artefato que convida instituições, grupos e indivíduos dedicados à harmonia comunitária a desenvolverem a equidade nas escutas, com escritas e leituras mais acessíveis e pluriversais.

De pessoas que competem no jogo da velha, aos pares que descobrem duplas de hashtags, reconhecemos cada Fiapo (abreviatura de Filosofia à passarinho) que necessitam ser puxados.

Daí descobrimos sete fios de reflexão bem compridos e relevantes para atravessarmos as situações-limite que nos atravessam enquanto #coletivodemulheres e #vozesfemininas:

1) #18demaio #educacaosexual
2) #educarparaapaz #cantoeconto
3) #escritacriativaeafetuosa #desleituras
4) #educaçãocomunitária #sulear
5) #passarinhandodopc #educomunicação
6) #pluriversalidade #pratodomundover
7) #sentipensantes #filosofiaeliteratura

"Bique" aqui e acesse gratuitamente o recurso, cujo protótipo teve origem na formação de multiplicadores e multiplicadoras EducaMídia 2021 (ofertada pelo Instituto Palavra Aberta).

O Blog Pena em Liberdade

Além de hospedar esta Circular A Cata Prismas, o Blog Pena em Liberdade é um espaço de publicações semanais.

Atualmente, todas as sextas, Christina Maria compartilha poemas por meio da ação Trocando as letras: quem tirou o "i" do "fejão" e colocou no "arroiz"?

Trata-se de uma oportunidade para que as componentes do Coletivo Hoje à passarinho se envolvam, desde a escolha e a descrição da imagem de capa até a divulgação do conteúdo.

Transformar processos criativos em percursos comunitários de aprendizagem nos permite reconhecer os meios com que já contamos, potencializando-os como passarelas mais acessíveis e pluriversais que nos encaminham rumo aos recursos de que necessitamos.

Legenda transcrita para leitura via VLIBRAS e com descrição de imagens

#tbt ☆Festa da família 2O22☆

Desde o princípio, Maria Clara acompanha a tia, colaborando em vários momentos com a criação do Projeto Filosofia à passarinho (Fiapo).

Quando a avó, além dos artesanatos, começou a também publicar poemas nas redes sociais, em coletâneas e antologias, Maria vibrou e deu a maior força.

Então, ela teve a iniciativa de organizar a participação do Coletivo Hoje à passarinho na Festa da Família da escola onde estuda.

Durante a abertura, a diretora gentilmente convidou a avó Christina para recitar versos autorais e a tia Marcela para contar um pouco sobre as experiências de pensar, passarinhar e improvisar comunidades provisórias ]fora da caixa[.

De presente para a biblioteca da instituição, preparamos juntas um exemplar da coletânea "Negociata na Penumbra", publicada pela @editoraipe, a qual inclui o miniconto "A Cinderela do Novo Milênio", de Marcela Teófilo.

Dentro do "passarinho de papel", a ação "Tu que andas pelo mundo"* cumpriu seu costume: deixou uma cartinha para os próximos leitores e leitoras encontrarem, uma surpresa recheada com "poemas à passarinho" do Coletivo (incrementados com as assinaturas dos e das estudantes que tornaram tudo possível).

Os textos literários dessa mediação de leituras fizeram coro com os importantes temas dos cartazes, falas, lembranças mensageiras e slides preparados pela turma de sexto ano da Maria: xenofobia e bullying.

A equipe de profissionais da Educação do Colégio Matter teve sucesso no desafio de reunir a comunidade escolar para aprender com cada adolescente sobre a complexidade dos temas que tanto enfraquecem os vínculos afetivos interpessoais, gerando violentos discursos e atos de ódio sofridos...

Agradecemos pelos momentos reflexivos, sensíveis e marcantes, nutridos por diálogos acolhedores e pela comida deliciosa preparada pelas trabalhadoras da cantina!

Texto de Marcela e Christina.
Fotos de Marcela.

*Nome inspirado num dos trechos da canção "Sabiá",
composta por Luiz Gonzaga.

#descriçãodaimagem no #textoalternativo por Cecília.

#mediaçãodeleitura #chegadediscursodeodio #violêncianaescolanão
#memórias #meninasemulheresunidas #escritacriativaeafetuosa #colegiomattersarzedo

Gostou da nossa ação externa de mediação de leituras? Se estiver com tempo, visite a Galeria Varalize e passeie num Portfolio de Ações | Publicações e Artefatos recheado de presentes para você!

Lançamentos

e “polinizações”

Publicar textos literários autorais em coletâneas e antologias é uma das vias que o Coletivo Hoje à passarinho abraçou para improvisar comunidades provisórias.

Assim, compartilhamos experiências, polinizando reflexões e afetos na companhia de escritores e escritoras que vivem em diferentes territórios do Brasil.

Confira no post a seguir, o nosso lançamento mais recente:

Legenda transcrita para leitura via VLIBRAS e com descrição de imagens 

Compartilhando com muita alegria o acesso aberto e gratuito ao
e-book "Mulheres Potentes - A escrita como ferramenta de denúncia, resistência e empoderamento".

O @coletivohojeapassarinho teve a honra de publicar memórias dentre os registros artísticos selecionados para a realização da terceira etapa do ☆primeiro Webnário Mulheres Potentes: Diálogos e Narrativas que empoderam.

Há exatamente um ano atrás, trabalhávamos na escrita e na submissão da narrativa memorialista ☆"Querido Diário de Travessia".

Tal memória abriga, com imenso afeto, homenagens-surpresa nas letras de Marcela Teófilo e se encerra com o poema ☆"Sociedade Limitada", de Christina Maria de Queiroz.

Aprovadas pelo Edital da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT/UFBA) de Apoio à Organização de Eventos Estudantis não-presenciais: tecituras 2021, junto ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da Universidade Federal da Bahia, a equipe do ☆Mulheres Potentes tornou possíveis:

• oportunas rodas de conversa;
• Websérie com narrativas das mulheres integrantes de seu projeto de Inclusão Social;
• e publicação digital de dois volumes com seleções respectivas de textos científicos e de produções artísticas.

Confiram no perfil @mulherespotentes todos os conteúdos audiovisuais e escritos (em PDF na Bio).

Agradecemos ao @mulherespotentes pelo empenho de, via IHAC:\digital, abrir espaço para incluir, validar e legitimar nossas vozes em diálogos tão importantes!

#descriçãodaimagem Reels com prints em sequência, colados sobre vídeo de céu e nuvens claros. Print 1: capa amarela da referida Sessão Artística (ilustrada com as silhuetas, em preto, das faces de um trio de mulheres negras). Print 2: Título das nossas publicações, com os nossos nomes marcados de vermelho.
Print 3: página da Ficha Técnica no e-book.

🎶Transcrita a seguir a letra do trecho da canção "Primavera entre os dentes"*, da banda Secos & Molhados, que escolhemos para fundo musical:

■■Quem tem consciência para ter coragem/Quem tem a força de saber que existe/E no centro da própria engrenagem/Inventa contra a mola que resiste▪︎▪︎▪︎

*Compositores: João Ricardo e Joao Apolinário
**Postagem feita por Olga e Marcela

Muito prazer,

SabiÁticast!

Tela com arte de parede cinza descascada. No alto, há um quadro com a capa do episódio 1 do SabiÁticast. Abaixo, figurinha de passarinho pousado sobre a tira de quadrados das cores do arco-íris, com ondas sonoras e um fiapo saindo do bico. Abaixo, leia-se: "segue o fio", com seta de avançar e acima  Na parte de baixo, sobre uma prateleira, há um disco de vinil encostado na parede, um headphone e uma caixa de som com antena.
Contém texto alternativo

Os fluxos de aprendizagem da quarta temporada do SabiÁticast  estão rolando desde os meses finais de 2022, quando o site www.coletivohojeapassarinho.com.br foi lançado.

"Bique" aqui e entenda como acessar e seguir ☆sem custos☆.

Por meio do nosso Podcast, todo mundo que se interessa tem como descobrir uma forma de fazer parte da nossa comunidade apoiadora e potencializar importantes experiências de Educação Comunitária.

"Bicando" na página inicial, lá estarão cards contendo descrições de imagens acessíveis em Libras e apresentações sobre esse conteúdo sonoro pelo qual ouvintes/assinantes financiam coletivamente as iniciativas do projeto Filosofia à passarinho (Fiapo).

Caso queira, "bique" na mídia adiante para curtir os mesmos cards com texto alternativo e seguir o nosso perfil no Instagram.

https://www.instagram.com/p/ClOhACCrGpZ/?igshid=Yzg5MTU1MDY=

A potência das mulheres

na Educação Comunitária

Dezembro de 2022 e Janeiro de 2023 oportunizaram os encontros retratados pelas imagens que disponibilizamos e descrevemos adiante.
Partindo do evento mais recente...

#descriçãodaimagem post do perfil @despatologiza– com print de participantes nas janelas da conferência online.

Legenda transcrita leitura via VLIBRAS e com descrição de imagens  

Dia 12/1 tivemos em Campinas/SP, conferência temática livre - o SUS e os processos de patologização. Saíram propostas que precisam ser discutidas em todas as etapas das Conferências de Saúde, municipais, estaduais e nacional.
Print da participação on-line de Marcela em reuniões de mobilização na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Na companhia de outras representantes de núcleos coletivos pertencentes ao varal de lutas do Movimento Popular da Mulher (MPM/BH), nossa coordenadora do Coletivo Hoje à passarinho (nascido na região do Barreiro/capital mineira) mediou colaborações de mulheres em travessia de situações-limite. Algumas delas participaram pela primeira vez desse tipo de espaço público.
Descrição da imagem Print da logo do Sempre Vivas com fonte cursiva rosa escuro e, entre as palavras Sempre e Vivas, um buquê de flores sempre-vivas coloridas .
Print de corte da Memória de uma das reuniões, com marcação em roxo sobre a mebpnção ao Projeto Filosofia à passarinho | Coletivo Hoje à passarinho, dentre os órgãos e entidades presentes.
As escutas, diálogos e registros resultantes de cinco reuniões preparatórias na Assembleia Legislativa de Minas Gerais geraram temas e subtemas de importância prioritária para a dignidade das mulheres mineiras. 

Dentre outras representantes de diversos grupos da sociedade, votamos quais painéis, expositoras e debatedoras levantarão as vozes de todas nós em eventos públicos mobilizados e preparados para o mês do Dia Internacional da Mulher | 2023.
Tais diálogos - que nos atravessam como mulheres de papéis sociais multifacetados assumidos nas comunidades onde atuamos - atravessaram também os nossos intercâmbios com sujeitos sociais atuantes em outros territórios brasileiros. 

Em meio à atmosfera reflexiva desse contexto, como um dos primeiros compromissos do ano que se inicia, o Coletivo Hoje à passarinho se reuniu para o preenchimento do formulário disponibilizado pelo Movimento Despatologiza.

Rumo à segunda quinzena de janeiro, na Conferência temática livre - o SUS e os processos de patologização, significou muito para nós ter validados e expandidos vários dos tópicos da proposta que juntas formulamos.

Outra vez, expressões de agentes plurais se abriram para uma síntese multiplicável e problematizável via iniciativas articuladoras de necessidades e soluções a serem (re)construídas numa soma nacional de esforços.

Em prol de testemunhar sobre a importância de pequenos coletivos educadores para o desenvolvimento da Educação Comunitária e o fortalecimento da democracia em nosso país, seguimos cultivando aprendizagens cotidianas, dos fatos aos artefatos.

Quando legitimamos e fazemos circular nossos conhecimentos e saberes, denunciamos a urgência de impor limites à violências silenciadas nas situações-limites que nos violam, dando-nos a permissão de traçar arco-íris coerentes entre diversas experiências transformadoras e outrora fora do nosso alcance.
A SITUAÇÃO-LIMITE QUE TRABALHAMOS PARA RESGATAR DO SILÊNCIO

■■Quando adolescentes que foram exploradas, estupradas ou abusadas sexualmente têm dois ou três diagnósticos psiquiátricos, são medicadas com antidepressivos ou estabilizadores de humor e mantêm esses medicamentos ou tratamentos pelo resto da infância — o que você acha que vai acontecer para elas quando atingem a idade adulta?
Elas serão curadas milagrosamente, terão seus diagnósticos removidos e viverão uma vida normal e saudável?

■■Para a maioria dessas meninas, seus diagnósticos as afetarão por um longo tempo. Elas podem ter o acesso aos serviços recusado, o acesso à educação, moradia, ocupações, cursos universitários e oportunidades de voluntariado podem ser recusados. Elas podem ser informadas de que são “muito instáveis” para se envolver em projetos ou para iniciar terapias.

■■[…]Além disso, pode significar que um clínico geral tem menos probabilidade de acreditar nos sintomas ou doenças delas porque elas foram sinalizadas como tendo um transtorno de personalidade.

Jessica Taylor | Fonte na íntegra: https://qgfeminista.org/trabalhando-com-mulheres-e-meninas-na-psicologia-e-hora-de-rejeitar-a-psiquiatria/

#descriçãodaimagem Capa do livro-online. Na parte de cima, leia-se em letras pretas e em caixa alta: “Gaiola na goela?”. Em fonte menor e cinza, como subtítulo, leia-se: “Sobre-Viventes & sobre-voantes ]fora da caixa[“. Ao centro, há uma foto (Fonte: Pixabay). Nela, destaca-se uma gaiola pendurada, com um comedouro cilíndrico cheio de sementes no meio e grades espaçadas entre si, nas quais três passarinhos que chegam do ambiente e pousam na estrutura metálica que serve de apoio para as aves bicarem e retirarem os grãos disponíveis. Ao fundo, parede de tijolinhos. Nas laterais da fotografia, à esquerda de quem observa, leia-se: à “Da escrita à fala”‘. À direita, leia-se: ‘”Da voz” à “escuta”.’ Logo em seguida, entre duas estrelas, leia-se: “Experiências comunitárias de aprendizagem, no meio das situações-limite” “7 mulheres alimentando o SabiÁticast, dos fatos aos artefatos, pra mudar o rumo da prosa” “Por ColetivoHojeàpassarinho”. Após um arabesco preto, em cinza, assina se: “Fiapo Edições SabiÁticas”. Fundo branco.

Muitos aprendizados fazem parte da escrita comunitária deste livro on-line, gratuito e aberto. Os capítulos crescem em torno das transcrições dos roteiros de episódios do SabiÁticast, bem como das descrições de imagens que anunciam as faixas.

Escrever coletivamente acompanha a elaboração de uma Oficina virtual e o caminho rumo à publicação dos nossos primeiros livros autorais (escritos, falados, impressos e digitais).

Em fila, ambos os projetos se destinam às prateleiras da nossa futura Ateliêteca, incrementando nossas ações geradoras de renda, bem como de compartilhamentos mais acessíveis e pluriversais com, por, para e entre mulheres em travessia de situações-limite.

Existem, por exemplo, importantes ajustes no design, na diagramação e em outros elementos de Comunicação Digital Acessível, bem como nos próprios conteúdos, a serem realizados ao longo do processo.

Conhecer as múltiplas barreiras que se apresentam ao longo do percurso desafiado das práticas de aprendizagem do Coletivo Hoje à passarinho, dos fatos aos artefatos, traz para nós contínuos exercícios e oportunidades reflexivas de (auto)expressão. Continua com a gente?

Nosso janeiro

ficou assim

https://www.instagram.com/p/CoC2R4OuffD/?igshid=Yzg5MTU1MDY=

Legenda transcrita para leitura via VLIBRAS e com descrição de imagens

Quantas vezes, um planner* concreto
☆e compatível com os nossos ritmos cotidianos☆
põe no chinelo dezenas de planos exagerados,
incoerentes e ilusórios?!

🎶Fazendo trilha sonora pra nossa imagem:

■■Você é a espera na janela/
A ave que vem de longe tão bela/
A esperança que arde em calor/
Você é a tradução do que e o amor▪︎▪︎▪︎

Trecho da canção 'Esperando na janela'
(banda Cogumelo Plutão, composição de Carlos Henrique Oliveira de Vasconcelos Alves).

#descriçãodaimagem Na parte de cima, leia-se: "A janela aberta do @coletivohojeapassarinho". Adiante, colagem de coração contendo foto do planner semanal físico, onde anotamos os compromissos do Coletivo. Ao fundo, está a figura do planner digital e visual, cuja moldura no formato de janela, afixada sobre foto-paisagem, mantém a arte do calendário do mês de janeiro. Preenchemos cada dia com figuras da natureza escolhidas por nós para representarem as nossas diferentes atividades. Na parte de baixo, a legenda: o girassol identifica os cuidados. A maçã? Formações. As árvores? Reuniões | Comunidades. A estrela-do-mar? Estúdio. A pena de Pavão? Ócio criativo. O Beija-Flor colorido? Lançamentos. E o arco-íris? Serviços.

Arte de Virginia, Olga, Cecília e Carolina.
Frase, post e legenda por Marcela.
'Asaços' de Maria do Socorro, Christina Maria, Virginia,Carolina, Olga, Cecília e Marcela (Coletivo Hoje à passarinho)... e até o fim de Fevereiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *