Confluências entre Arte-Educação e narrativas (auto)biográficas
Confluences between Art-Education and (auto)biographical narratives
Educadores e educadoras costumam se encontrar pelos caminhos e projetos do cotidiano.
Desses encontros profissionais, pode e é oportuno acontecer dos processos de aprendizagem serem compartilhados em outros ambientes e circunstâncias, conectando outras mídias e linguagens.
Nas linhas adiante, contamos uma lembrança de 2021 que se intercala com citações do texto “O direito à Literatura”, de Antonio Candido, e links para passeios disponíveis.
Submeter o arquivo (anexado no fim do post) para a avaliação de uma revista acadêmica, durante a Pandemia de COVID-19, foi um desafio aceito.
Afinal, cada departamento, equipe, instituição e editorial reúne linhas de pesquisa, referenciais, públicos, interesses e objetivos distintos.
Pareceristas lêem, analisam e selecionam as propostas que consideram pertinentes e relevantes para serem divulgadas como capítulos em uma edição.
Há quem diga que os muros entre as Universidades e os outros grupos sociais tem relação com os privilégios das expressões culturais predominantes e que o engessamento das formas elege aqueles/aquelas mantidos no topo.
Numa espécie de caminho do meio, comenta-se que certas vivências e assuntos são mesmo polêmicos, distantes demais entre si; que, em palavras escritas, contextos complexos até de se falar abertamente a respeito soam confusos demais.
Comunicar experiências nas quais mundos, saberes e agentes diversos se tocam, dentro de um conjunto de formatos demandados, frequentemente esbarra sim em várias contradições, mas também marca o começo de importantes conversas.
Por isso, como na ocasião relembrada o texto não atendeu aos requisitos, decidimos incorporá-lo aos desdobramentos das intervenções sonoras do “Passeio de SabiÁtica: biografias que voam” junto ao Centro de Saúde Bairro das Indústrias (CSBDI) e ao Centro Cultural do Bairro das Indústrias (CCBDI).
O “Passeio de SabiÁtica” se expandiu em múltiplos sentidos. Além do pré-projeto, você pode gostar de ler e/ou escutar:
Podcasts no Museu do Cotidiano: um estudo sobre conteúdos sonoros e diálogos abertos (dissertação de mestrado que inspirou a iniciativa).
TEÓFILO, M. Q.; FONSECA, M. A. Iniciando a trilha sonora do Podcast DecolAtiva no Museu do Cotidiano (mUc): um pequenino almanaque…. 2019 (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – Produto Educacional).
Blog Post Um Podcast leva ao outro (Protótipo do Blog Pena em Liberdade/Ações de Educação Midiática)
Registro da experiência no CSBDI e CCBDI publicado na Revista Interdisciplinar Sulear.
Vozes de componentes do Movimento de Mulheres Negras Evangélicas e do Movimento de Pessoas com Deficiência que inauguraram o SabiÁticast (Podcast do Projeto Filosofia a passarinho -Fiapo), incluindo o “Episódio Descrevidência” (que participou de uma Mostra no CCBDI).
Penacoteca Publicações Autorais, Escrita Criativa e Coletiva.
Neste site, registra-se um Portifolio/Memorial como parte do nosso contínuo improviso de comunidades provisórias, notas sobre produções aceitas e recusadas pelos concursos em que nos aventuramos, bem como seus respectivos acessos.
Antes de baixar, quer provar uma fatia?
Resumo, palavras-chave, informações de autoria e nota de rodapé
“Resumo: Este ensaio é fruto de diálogos reflexivos entre dois educadores a partir de uma síntese escrita por Ana Mae Barbosa sobre a Arte-Educação no Brasil. Tem o intuito de apresentar algumas interseções possíveis entre abordagens e modos de pensar da Arte-Educação e do Movimento de pesquisa (auto)biográfica. Para tanto, toma como eixos relevantes registros de Barbosa sobre sua trajetória de luta ao lado de outros(as) profissionais pela emancipação do ensino de Arte nacional.*
Palavras-chave: Arte-Educação, Movimento (auto)biográfico, interseções.
Por Marcela de Queiroz Teófilo (Profa. autora e coordenadora do Coletivo Literário Hoje à passarinho) e Salin Ferreira de Sá (Arte-Educador | Centro Cultural Bairro das Indústrias)**”
*”Este ensaio foi mobilizado por diálogos reflexivos entre dois educadores da capital de Minas Gerais, os quais revelaram afinidades entre as formações e experiências de ambos (não obstante representem campos distintos do conhecimento – Arte e Filosofia; e tenham atuado/atuem com Educação em diferentes espaços, como oficinas em Centros Culturais, galerias, museus e espaços museais, intervenções e ocupações de Coletivos por meio de blogs, redes sociais e eventos diversos, escolas, projetos sociais e de extensão universitária).”
**Segundo release produzido:
Artista visual, músico autoral, arte-educador, professor, construtor de instrumentos alternativos e experiente em design gráfico. Atua com aulas, oficinas, workshops e exposições (Festival Lixo e ASMARE – Feira de reciclagem, FAN-BH Festival Arte Negra e junto ao Libertas Coletivo de Artes, por exemplo). Graduado em Design Gráfico (UNA) e licenciado em Artes Visuais (UEMG); realizou cursos livres e acadêmicos em Gestão Cultural, História das artes, Etnomusicologia e Educação Musical oferecidos por: Uakti, Yara Tupinambá, Escola de Música (UFMG) e Escola de Artes (UEMG).
Releases compõem a lista de serviços de escrita atualmente oferecidos pelo Coletivo Literário Hoje à passarinho como sondagem de práticas econômicas viáveis para mulheres que enfrentam múltiplas violências e dinâmicas sociais antisegregacionistas.
Clique no link abaixo para baixar e ler o arquivo:
Curiosidades sobre o processo
Por que deixamos ocultos no PDF os nomes de quem escreveu?
Professores e professoras que orientam estudantes em iniciação científica, às vezes, precisam exemplificar formas de não ficarem explícitas as informações passíveis de identificarem a(s) autoria(s) de projetos submetidos.
Chegamos a encaminhar prints das passagens ocultadas para uma pessoa com dúvidas sobre como atender essas demandas éticas que, no decorrer das seleções, cooperam com a isenção e dificultam as influências de interesses pessoais.
Anexar o próprio documento que enviamos para a equipe da revista que avaliaria o conteúdo tem nos servido como artefato demonstrativo dos modos práticos de preservação do sigilo necessário.
Nesse caso, em ordem, quais seriam os conteúdos omitidos?
Vamos lá. Aberto o Ensaio na sua tela, confira ao longo das páginas. Onde aparece a letra “x” em sequência, listadas a seguir, leia-se cada informação em negrito:
Página 2:
“Na figura 1 – Retrato de Ana Mae Barbosa. Da autoria do artista e arte-educador Salin de Sá, desenho de única linha contínua.”
Página 11:
Entre parênteses, fonte da citação: “(TEÓFILO, 2019)“.
Página 12:
Nota 9 – “As ONG’s e os núcleos acadêmicos também unem seus empenhos e colaboram com seus trabalhos na combinação dos campos da Educação e da Comunicação, registra Marcela Teófilo.”
Página 14:
Nota 12 – Fotografia da criação “Cabra da Peste“, acrílica sobre tela, de uma revista e arte-educador, dentre 87 obras de 20×20 cm.
Nota de rodapé 12 – Reinvenção e resistência Arte em 2020-2021. Acessível em: https://libertascoletivodeartes.com.br/exposicao-virtual-20×20/ ( Último acesso: 7 de dezembro de 2023).
Penúltima referência – TEÓFILO, M. Q. Podcasts no Museu do Cotidiano: um estudo sobre conteúdos sonoros e diálogos abertos. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Educação e Docência) – Faculdade de Educação – UFMG. Professora-orientadora: Marina Assis Fonseca.
Preparando os certificados de pessoas que colaboraram com os passos iniciais do Projeto Fiapo, no comecinho de dezembro de 2023, tivemos uma grata surpresa.
A recepção do Parecer com observações e sugestões para revisão do artigo “Diálogos aprendentes: Confluências entre Arte-Educação e narrativas (auto)biográficas” nos estimulou a expandir a presente publicação, no ar há poucos meses.
Agradecemos a cada um e cada uma que se envolveu nos movimentos gerados a partir do exercício coletivo de leitura, escuta e escrita, intencionando contribuir com esta partilha de memórias.
Referências
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 13. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2014.
CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011.
Escrito por Marcela Teófilo
Voz e letras de Marcela reverberam leituras, escutas e escritas num tanto de cirandas por aí. Graduada em Filosofia, mestre em Educação e profa. autora do projeto Fiapo, ela “cria com” e coordena o Hoje a passarinho☆