Transcrevendo a parte escrita
Na borda superior:
☆FIAPO☆
FLOSOFIA À PASSARINHO
CIRCULAR
A CATA PRISMAS
Na etiqueta sobre imagem destaque, leia-se:
ARTEFATO
VARALIZANDO
Na manchete:
APRENDIZAGENS COMUNITÁRIAS
Por @coletivohojeapassarinho
Nas palavras de Jorge Mello,
■■nós precisamos resgatar
o poder educador da comunidade,
das comunidades, todas elas!▪︎▪︎▪︎
Mas, como acontece o resgate do que podem
as simples aprendizagens comunitárias?
Hoje, à passarinho e passo a passo,
apostamos no exercício cotidiano
de registrar, colaborativamente,
nossas diversas experiências,
validando encontros significativos.
#tbt❤️ Do jogo da velha às hashtags,
pela circulação dos nossos voos recentes▪︎
Na borda de baixo:
Ed. 1 | Janeiro | 2023
Primeira página
Sobre o susto
Postamos nas redes sociais do Coletivo Hoje à passarinho uma pequena nota à respeito da turbulência que sacudiu os nossos voos:
Legenda transcrita para leitura via VLIBRAS e com descrição de imagens.
#pratodomundover PRINT DE RELATÓRIO DE RESUMO DE ALTA DE MARCELA TEÓFILO EMITIDO PELO HOSPITAL RISOLETA TOLENTINO NEVES. HÁ UM CÍRCULO VERDE DESTACANDO G122 - DOENÇA DO NEURÔNIO MOTOR COMO HIPÓTESE DE DIAGNÓSTICO. EM POST DE STORY, COM LETRAS BRANCAS SOBRE FUNDO PRETO, LEIA-SE A SEGUINTE NOTA SOBREPOSTA À CÓPIA DESCRITA: "ESTA HIPÓTESE +TRATAMENTO DE QUADRO DE INFECÇÃO PULMONAR SÃO OS MOTIVOS PELOS QUAIS ADIAMOS O RETORNO DO SABIÁTICAST EM OUTUBRO. DIVULGANDO APÓS O RECEBIMENTO DE UMA SÉRIE DE TELEFONEMAS E MENSAGENS. SIM, PASSAMOS A SER 7 MULHERES UNIDAS POR MEIO DO @coletivohojeapassarinho E DECIDIMOS QUE MANTEREMOS A VOZ DE SEMPRE. SE E QUANDO NECESSÁRIO, FAREMOS TRANSFORMAÇÕES NESSE SENTIDO. NA PRÓXIMA TERÇA (22/11), PORTANTO, O EPISÓDIO #1 ESTARÁ NO AR. CONHEÇAM O NOSSO SITE* E AS APRENDIZAGENS DIVERSAS QUE REGISTRAMOS A PARTIR DOS CONTEXTOS ADVERSOS EM QUE TRILHAMOS NOSSAS TRILHAS! GRATAS (EMOJI DE MICROFONE SEGUIDO DE 7 PASSARINHOS AZUIS)."
Observação:
■■Perante o contexto de dificuldades políticas do Brasil, o trabalho com Educação Comunitária impulsionado pelo SabiÁticast tem sido fundamental para o custeio de uma parte dos serviços então inacessíveis no SUS, bem como para criar uma rede de diálogo e apoio em Saúde que me acompanhe.
Trata-se de um processo que hoje potencializa nossas esperanças e ações, inclusive viabilizando um percurso mais digno, seguro e humanizado, até que ocorra o acesso ao Ambulatório de Neurologia do Hospital das Clínicas ou da Santa Casa.
Marcela
O Artefato Varalizando
O “Varalizando” estende fiapos, isto é, pontas soltas que, ao serem puxadas, revelam longos fios de reflexão embutidos nas experiências diárias.
Voltado para o público geral, trata-se de um artefato que convida instituições, grupos e indivíduos dedicados à harmonia comunitária a desenvolverem a equidade nas escutas, com escritas e leituras mais acessíveis e pluriversais.
De pessoas que competem no jogo da velha, aos pares que descobrem duplas de hashtags, reconhecemos cada Fiapo (abreviatura de Filosofia à passarinho) que necessitam ser puxados.
Daí descobrimos sete fios de reflexão bem compridos e relevantes para atravessarmos as situações-limite que nos atravessam enquanto #coletivodemulheres e #vozesfemininas:
1) #18demaio #educacaosexual
2) #educarparaapaz #cantoeconto
3) #escritacriativaeafetuosa #desleituras
4) #educaçãocomunitária #sulear
5) #passarinhandodopc #educomunicação
6) #pluriversalidade #pratodomundover
7) #sentipensantes #filosofiaeliteratura
"Bique" aqui e acesse gratuitamente o recurso, cujo protótipo teve origem na formação de multiplicadores e multiplicadoras EducaMídia 2021 (ofertada pelo Instituto Palavra Aberta).
O Blog Pena em Liberdade
Além de hospedar esta Circular A Cata Prismas, o Blog Pena em Liberdade é um espaço de publicações semanais.
Atualmente, todas as sextas, Christina Maria compartilha poemas por meio da ação Trocando as letras: quem tirou o "i" do "fejão" e colocou no "arroiz"?
Trata-se de uma oportunidade para que as componentes do Coletivo Hoje à passarinho se envolvam, desde a escolha e a descrição da imagem de capa até a divulgação do conteúdo.
Transformar processos criativos em percursos comunitários de aprendizagem nos permite reconhecer os meios com que já contamos, potencializando-os como passarelas mais acessíveis e pluriversais que nos encaminham rumo aos recursos de que necessitamos.
“Tu que andas
pelo mundo”
em ação
Legenda transcrita para leitura via VLIBRAS e com descrição de imagens
#tbt ☆Festa da família 2O22☆
Desde o princípio, Maria Clara acompanha a tia, colaborando em vários momentos com a criação do Projeto Filosofia à passarinho (Fiapo).
Quando a avó, além dos artesanatos, começou a também publicar poemas nas redes sociais, em coletâneas e antologias, Maria vibrou e deu a maior força.
Então, ela teve a iniciativa de organizar a participação do Coletivo Hoje à passarinho na Festa da Família da escola onde estuda.
Durante a abertura, a diretora gentilmente convidou a avó Christina para recitar versos autorais e a tia Marcela para contar um pouco sobre as experiências de pensar, passarinhar e improvisar comunidades provisórias ]fora da caixa[.
De presente para a biblioteca da instituição, preparamos juntas um exemplar da coletânea "Negociata na Penumbra", publicada pela @editoraipe, a qual inclui o miniconto "A Cinderela do Novo Milênio", de Marcela Teófilo.
Dentro do "passarinho de papel", a ação "Tu que andas pelo mundo"* cumpriu seu costume: deixou uma cartinha para os próximos leitores e leitoras encontrarem, uma surpresa recheada com "poemas à passarinho" do Coletivo (incrementados com as assinaturas dos e das estudantes que tornaram tudo possível).
Os textos literários dessa mediação de leituras fizeram coro com os importantes temas dos cartazes, falas, lembranças mensageiras e slides preparados pela turma de sexto ano da Maria: xenofobia e bullying.
A equipe de profissionais da Educação do Colégio Matter teve sucesso no desafio de reunir a comunidade escolar para aprender com cada adolescente sobre a complexidade dos temas que tanto enfraquecem os vínculos afetivos interpessoais, gerando violentos discursos e atos de ódio sofridos...
Agradecemos pelos momentos reflexivos, sensíveis e marcantes, nutridos por diálogos acolhedores e pela comida deliciosa preparada pelas trabalhadoras da cantina!
Texto de Marcela e Christina.
Fotos de Marcela.
*Nome inspirado num dos trechos da canção "Sabiá",
composta por Luiz Gonzaga.
#descriçãodaimagem no #textoalternativo por Cecília.
#mediaçãodeleitura #chegadediscursodeodio #violêncianaescolanão
#memórias #meninasemulheresunidas #escritacriativaeafetuosa #colegiomattersarzedo
Gostou da nossa ação externa de mediação de leituras? Se estiver com tempo, visite a Galeria Varalize e passeie num Portfolio de Ações | Publicações e Artefatos recheado de presentes para você!
Lançamentos
e “polinizações”
Publicar textos literários autorais em coletâneas e antologias é uma das vias que o Coletivo Hoje à passarinho abraçou para improvisar comunidades provisórias.
Assim, compartilhamos experiências, polinizando reflexões e afetos na companhia de escritores e escritoras que vivem em diferentes territórios do Brasil.
Confira no post a seguir, o nosso lançamento mais recente:
Legenda transcrita para leitura via VLIBRAS e com descrição de imagens
Compartilhando com muita alegria o acesso aberto e gratuito ao
e-book "Mulheres Potentes - A escrita como ferramenta de denúncia, resistência e empoderamento".
O @coletivohojeapassarinho teve a honra de publicar memórias dentre os registros artísticos selecionados para a realização da terceira etapa do ☆primeiro Webnário Mulheres Potentes: Diálogos e Narrativas que empoderam.
Há exatamente um ano atrás, trabalhávamos na escrita e na submissão da narrativa memorialista ☆"Querido Diário de Travessia".
Tal memória abriga, com imenso afeto, homenagens-surpresa nas letras de Marcela Teófilo e se encerra com o poema ☆"Sociedade Limitada", de Christina Maria de Queiroz.
Aprovadas pelo Edital da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT/UFBA) de Apoio à Organização de Eventos Estudantis não-presenciais: tecituras 2021, junto ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da Universidade Federal da Bahia, a equipe do ☆Mulheres Potentes tornou possíveis:
• oportunas rodas de conversa;
• Websérie com narrativas das mulheres integrantes de seu projeto de Inclusão Social;
• e publicação digital de dois volumes com seleções respectivas de textos científicos e de produções artísticas.
Confiram no perfil @mulherespotentes todos os conteúdos audiovisuais e escritos (em PDF na Bio).
Agradecemos ao @mulherespotentes pelo empenho de, via IHAC:\digital, abrir espaço para incluir, validar e legitimar nossas vozes em diálogos tão importantes!
#descriçãodaimagem Reels com prints em sequência, colados sobre vídeo de céu e nuvens claros. Print 1: capa amarela da referida Sessão Artística (ilustrada com as silhuetas, em preto, das faces de um trio de mulheres negras). Print 2: Título das nossas publicações, com os nossos nomes marcados de vermelho.
Print 3: página da Ficha Técnica no e-book.
🎶Transcrita a seguir a letra do trecho da canção "Primavera entre os dentes"*, da banda Secos & Molhados, que escolhemos para fundo musical:
■■Quem tem consciência para ter coragem/Quem tem a força de saber que existe/E no centro da própria engrenagem/Inventa contra a mola que resiste▪︎▪︎▪︎
*Compositores: João Ricardo e Joao Apolinário
**Postagem feita por Olga e Marcela
Muito prazer,
SabiÁticast!
Os fluxos de aprendizagem da quarta temporada do SabiÁticast estão rolando desde os meses finais de 2022, quando o site www.coletivohojeapassarinho.com.br foi lançado.
"Bique" aqui e entenda como acessar e seguir ☆sem custos☆.
Por meio do nosso Podcast, todo mundo que se interessa tem como descobrir uma forma de fazer parte da nossa comunidade apoiadora e potencializar importantes experiências de Educação Comunitária.
"Bicando" na página inicial, lá estarão cards contendo descrições de imagens acessíveis em Libras e apresentações sobre esse conteúdo sonoro pelo qual ouvintes/assinantes financiam coletivamente as iniciativas do projeto Filosofia à passarinho (Fiapo).
Caso queira, "bique" na mídia adiante para curtir os mesmos cards com texto alternativo e seguir o nosso perfil no Instagram.
A potência das mulheres
na Educação Comunitária
Dezembro de 2022 e Janeiro de 2023 oportunizaram os encontros retratados pelas imagens que disponibilizamos e descrevemos adiante.
Partindo do evento mais recente...
Conferência Despatologiza (Janeiro de 2023)
Legenda transcrita leitura via VLIBRAS e com descrição de imagens
Dia 12/1 tivemos em Campinas/SP, conferência temática livre - o SUS e os processos de patologização. Saíram propostas que precisam ser discutidas em todas as etapas das Conferências de Saúde, municipais, estaduais e nacional.
Ciclo de reuniões de mobilização dos eventos sobre o Dia Internacional da Mulher 2023 | Sempre Vivas (Dezembro de 2022)
As escutas, diálogos e registros resultantes de cinco reuniões preparatórias na Assembleia Legislativa de Minas Gerais geraram temas e subtemas de importância prioritária para a dignidade das mulheres mineiras.
Dentre outras representantes de diversos grupos da sociedade, votamos quais painéis, expositoras e debatedoras levantarão as vozes de todas nós em eventos públicos mobilizados e preparados para o mês do Dia Internacional da Mulher | 2023.
Tais diálogos - que nos atravessam como mulheres de papéis sociais multifacetados assumidos nas comunidades onde atuamos - atravessaram também os nossos intercâmbios com sujeitos sociais atuantes em outros territórios brasileiros.
Em meio à atmosfera reflexiva desse contexto, como um dos primeiros compromissos do ano que se inicia, o Coletivo Hoje à passarinho se reuniu para o preenchimento do formulário disponibilizado pelo Movimento Despatologiza.
Rumo à segunda quinzena de janeiro, na Conferência temática livre - o SUS e os processos de patologização, significou muito para nós ter validados e expandidos vários dos tópicos da proposta que juntas formulamos.
Outra vez, expressões de agentes plurais se abriram para uma síntese multiplicável e problematizável via iniciativas articuladoras de necessidades e soluções a serem (re)construídas numa soma nacional de esforços.
Em prol de testemunhar sobre a importância de pequenos coletivos educadores para o desenvolvimento da Educação Comunitária e o fortalecimento da democracia em nosso país, seguimos cultivando aprendizagens cotidianas, dos fatos aos artefatos.
Quando legitimamos e fazemos circular nossos conhecimentos e saberes, denunciamos a urgência de impor limites à violências silenciadas nas situações-limites que nos violam, dando-nos a permissão de traçar arco-íris coerentes entre diversas experiências transformadoras e outrora fora do nosso alcance.
A SITUAÇÃO-LIMITE QUE TRABALHAMOS PARA RESGATAR DO SILÊNCIO
Muitos aprendizados fazem parte da escrita comunitária deste livro on-line, gratuito e aberto. Os capítulos crescem em torno das transcrições dos roteiros de episódios do SabiÁticast, bem como das descrições de imagens que anunciam as faixas.
Escrever coletivamente acompanha a elaboração de uma Oficina virtual e o caminho rumo à publicação dos nossos primeiros livros autorais (escritos, falados, impressos e digitais).
Em fila, ambos os projetos se destinam às prateleiras da nossa futura Ateliêteca, incrementando nossas ações geradoras de renda, bem como de compartilhamentos mais acessíveis e pluriversais com, por, para e entre mulheres em travessia de situações-limite.
Existem, por exemplo, importantes ajustes no design, na diagramação e em outros elementos de Comunicação Digital Acessível, bem como nos próprios conteúdos, a serem realizados ao longo do processo.
Conhecer as múltiplas barreiras que se apresentam ao longo do percurso desafiado das práticas de aprendizagem do Coletivo Hoje à passarinho, dos fatos aos artefatos, traz para nós contínuos exercícios e oportunidades reflexivas de (auto)expressão. Continua com a gente?
Nosso janeiro
ficou assim
Legenda transcrita para leitura via VLIBRAS e com descrição de imagens
Quantas vezes, um planner* concreto
☆e compatível com os nossos ritmos cotidianos☆
põe no chinelo dezenas de planos exagerados,
incoerentes e ilusórios?!
🎶Fazendo trilha sonora pra nossa imagem:
■■Você é a espera na janela/
A ave que vem de longe tão bela/
A esperança que arde em calor/
Você é a tradução do que e o amor▪︎▪︎▪︎
Trecho da canção 'Esperando na janela'
(banda Cogumelo Plutão, composição de Carlos Henrique Oliveira de Vasconcelos Alves).
#descriçãodaimagem Na parte de cima, leia-se: "A janela aberta do @coletivohojeapassarinho". Adiante, colagem de coração contendo foto do planner semanal físico, onde anotamos os compromissos do Coletivo. Ao fundo, está a figura do planner digital e visual, cuja moldura no formato de janela, afixada sobre foto-paisagem, mantém a arte do calendário do mês de janeiro. Preenchemos cada dia com figuras da natureza escolhidas por nós para representarem as nossas diferentes atividades. Na parte de baixo, a legenda: o girassol identifica os cuidados. A maçã? Formações. As árvores? Reuniões | Comunidades. A estrela-do-mar? Estúdio. A pena de Pavão? Ócio criativo. O Beija-Flor colorido? Lançamentos. E o arco-íris? Serviços.
Arte de Virginia, Olga, Cecília e Carolina.
Frase, post e legenda por Marcela.
'Asaços' de Maria do Socorro, Christina Maria, Virginia,Carolina, Olga, Cecília e Marcela (Coletivo Hoje à passarinho)... e até o fim de Fevereiro!