Movimentar círculos de promoção da saúde, promoção da literatura e prevenção da violência estimula presenças em:
- mostras;
- coletâneas;
- antologias;
- colunas;
- saraus;
- voluntariados;
- comunidades distintas;
- iniciativas, mídias sortidas; e
- formações.
Eis uma toada de palavras, gestos e ações que, num certo sentido, sintoniza com a forma de compartilhar da Roda dos sonhos:
“Eu vivi essa experiência da Roda do Sonhos com os Krahô. É uma coisa bem simples. Pela manhã, ao despertar, você se reúne com um grupo (família, amigos, pessoas) em um roda, e cada um compartilha o sonho que teve durante a noite. Nesse momento, aquele que compartilha não compartilha como um sonho pessoal, mas como um sonho coletivo, mesmo que seja algo pessoal. E aquele que escuta o faz não para interpretar, mas para se colocar dentro desse sonho. E aí, se ele também teve um sonho, ele vai contar o sonho dele como um complemento desse sonho escutado. A resposta que dou para o sonho do outro, então, é o sonho que eu tive. Se eu não sonhei, fico quieto.”
Kaká Werá Jecupé, escritor e ambientalista indígena
Fonte: https://www.ufrgs.br/jornal/kaka-wera-jecupe-a-sociedade-nao-esta-conseguindo-dormir-quanto-mais-sonhar/#:~:text=E%20a%20nossa%20sa%C3%BAde%20mental,que%20revitaliza%20o%20nosso%20organismo. (Último acesso em 12/01/2025)






Quando mundos e imaginários, mentes e corações podem se tocar sem disputas, o simples reconhecimento de doenças e/ou danos pós múltiplas violações desde a infância e/ou a adolescência, por exemplo, abre diversas janelas.
Por que alguém não deixaria pousarem histórias sobre-Viventes e entrarem sabedorias sobreVoantes que autorizam necessários lutos pelo irreparável, reparações possíveis, além da prevenção de danos (agravos) e de novos ciclos de dor?
Ao incrementar as prateleiras que são janelas* da Biblioteca Bico de Pena, o Blog Pena em Liberdade não barra versos instigantes, puxa pontas soltas, descobre fios de reflexão compridos, entretece fontes e alimenta o SabiÁticast, sempre atiçando diálogos, contrastes e contradições indispensáveis.
* Blog Pena em Liberdade | Audioteca | Artefateca | Polinizateca | Penacoteca | Cirandateca | Termos e Políticas
NUVEM DE CATEGORIAS
|Rotinas saudáveis| |Leituras sensíveis|
|Palavras, gestos e ações|
TAGS
#promoçãodasaúde #promoçãodaliteratura
#prevençãodaviolência
#poesiadoscorposemapuros
#territórios #vulnerabilidade
#participaçãosocial #ajudaentrepares
#descriçãodaimagem #vlibras
#transcrição para #tradução
#educomunicação #educaçãomidiática
Se as mensagens no rastro dos nossos refazimentos cotidianos são boas companheiras pra você, compartilhe-as com as suas estimadas companhias.
“Bique” no player antes de cada blog post e usufrua da leitura (em voz humana) dos conteúdos. Inclui audiodescrições das imagens.
O VLibras está disponível para Pessoas com Deficiência Auditiva? Sim.
Aliás, transcrevemos os áudios e textos das figuras, facilitando também as traduções para os idiomas de leitores e leitoras em outras partes do mundo.
Tudo o que se difunde via Pena em Liberdade intenciona contribuir tanto para quem se serve de trabalhos de base comunitária quanto para nossos leitores/leitoras e/ou ouvintes que atuam nesse tipo de servir.
Parcerias
A responsabilidade sobre as autorias e co-autorias dos conteúdos das colunas/canteiros/categorias é integralmente de pessoas parceiras, não representando portanto a opinião do Coletivo Literário Hoje a passarinho.
Quer republicar conteúdos deste site?
Para fazer contato propondo parcerias e/ou solicitando republicações gratuitas, na íntegra e com a devida atribuição de créditos, envie-nos seu pedido pelo nosso pombo correio (e-mail):
marcelateofilo@coletivohojeapassarinho.com.br 🕊
Com respeitos e ternuras a passarinho, para infâncias de 0 a mais de 120 anos de idade.