Player para clicar na setinha e escutar (em breve).
Tempo de leitura: minutos e segundos.
Transcrição da leitura em áudio:
– Olá, você está ouvindo o SabiÁticast, Podcast do Coletivo Literário Hoje a passarinho. Ao toque de dois cucos escute a leitura de uma publicação em nosso Blog Pena em Liberdade.
(Efeito sonoro: Som de Cuco, pássaro que canta duas vezes, em meio à cantoria de outros passarinhos).
O título da publicação:
DECLARAÇÃO E (DECLAMAÇÃO!) DE PARTICIPAÇÃO
- Por Marcela Teófilo (Escrita e leitura)
- 23 de fevereiro de 2024
- Categorias e subcategorias: Biblioteca Digital; Penacoteca; Sobre-viventes e sobreVoantes; Newsletter; NOTAS LEGENDÁRIAS.
Audiodescrevendo a imagem de capa, foto de praia, à beira mar, areia, céu azul com nuvens e pássaros que voam.
Segue uma trilha que, divertidamente, batizamos como NOTAS LEGENDÁRIAS: divulgações via legendas audiodescritas publicadas ou a publicar, dentre os versos ilustrados e musicais diários, no perfil @hojeapassarinho (Instagram).
Conheça a Política de nomes desenvolvida por nós em prol da confidencialidade de quem atravessa contextos de múltiplas violações! “Bique” no link:
Prefácio do nosso livro on-line e gratuito “Gaiola na Goela?”
Acompanhe e compartilhe a newsletter a seguir, pois ela contém parte expressiva do que realizamos nos últimos tempos pra mudar o rumo das prosas que apagam vidas!
10 de janeiro de 2024 |Última consulta médica
Em breve, publicaremos sobre o abismo que a desinformação cava em torno do que já se discute e se comprova científicamente a respeito de “danos prescritos”. Destacamos a chamada “psiquiatrização” da violência sexual contra crianças, adolescentes e mulheres, fenômeno que se agrava ao desencadear múltiplas violações de direitos humanos.
Transcrição e audiodescrição de “Nota Legendária”:
“- Estou definitivamente de alta, chicas!”
No Wattsapp, acendeu a mensagem da @amarcelateofilo com que a gente tanto sonhou…
Daquelas suspeitas assustadoras de adoecimento, fica o rastro de poesia e aprendizagens compartilhadas.
Hoje, a passarinho, as múltiplas violências que inauguram danos, agravos e controvérsias cheias de conflitos são passos de uma coreografia maior.
Pois as danças sobre-Viventes pedem cuidados perseverantes e metamorfoses sobreVoantes. E nesta quarta-feira, o Coletivo Literário @hojeapassarinho celebra, agradece, #cantaeconta acima de tudo:
🎶”Você é luz/É raio estrela e luar/Manhã de sol/Meu iaiá, meu ioiô/Você é “sim”/E nunca meu “não”…”☆
Música ‘Fogo e paixão’. Rose Marie Burcci Alves de Reis (compositora) e Nando Reis (voz).
🪶Fizemos a presente legenda
repetindo as palavras que a nossa radiante Colibri ama polinizar por onde passa.
De Christina, Maria do Socorro, Virginia, Carolina, Olga e Cecília.
#descriçãoresumidadaimagem Foto de Marcela. Uma luz toca a lateral do rosto dela.
10 de janeiro de 2024 | Primeiro Sarau Coletivoz do ano
Em breve, publicaremos um post sobre os intercâmbios entre o Coletivo Literário Hoje a passarinho, nosso movimento de Poesia testemunhal, e expressivos saraus de Poesia marginal de Belo Horizonte (e região metropolitana), pontos/pontões de cultura…
Transcrição e audiodescrição de “Nota Legendária”:
☆ Aniversário do poeta Laercio Gomes Costa @claercio
☆ Retorno de Marcela Teófilo @amarcelateofilo e Christina Maria de Queiroz @manufaturacq ao @_thewallpub
☆ Exemplares do “Atlas dos Saraus da RMBH”, livro de Camila Félix @camilaofelix , com destino às prateleiras do Coletivo Literário @hojeapassarinho e da biblioteca do @cc.bairrodasindustrias
☆ Imagens de @d_abl0 @rogeryo_coelho_slam e @fabio.ramos.3726
☆ Agradecemos a todas as pessoas envolvidas: vozes, versos e ambiente de encontros/reencontros sensacionais!
🎶”Baby, compra o jornal
Vem ver o sol
Ele continua a brilhar
Apesar de tanta barbaridade…
Baby, escuta o galo cantar
A aurora dos nossos tempos
Não é hora de chorar
Amanheceu o pensamento…
O poeta está vivo
Com seus moinhos de vento
A impulsionar
A grande roda da história…
Mas quem tem coragem de ouvir
Amanheceu o pensamento
Que vai mudar o mundo
Com seus moinhos de vento…”
Fazendo trilha, canção ☆O Poeta está vivo☆, de Roberto Frejat e Dulce Maria Rossi Quental.
#descriçãoresumidadaimagem Reels com montagem de vídeos, fotos e título “A passarinho no Sarau Coletivoz”.
29 de janeiro de 2014 | Comissão Local de Saúde
Transcrição e audiodescrição de “Nota Legendária”:
Na última segunda-feira de janeiro (29), representantes da equipe do Centro de Saúde BDI e da comunidade local, como as moradoras Christina Maria de Queiroz e eu, Marcela Teófilo, dialogamos sobre a recomposição da mesa.
Em seguida, representantes da Comissão compartilharam informações a respeito do crescente número de casos de dengue comprovados e sob suspeita na comunidade. Isto direcionou a conversa para tópicos de prevenção e enfrentamento dessa e de outras doenças transmitidas pelo mosquito.
Antes de fechar o encontro, conectei os temas da pauta à expansão de cuidados em contextos de danos e agravos não transmissíveis.
Nesse momento, enfatizei a urgência das equipes se informarem sobre práticas despatologizantes. Para tanto, mencionei violações às quais crianças, adolescentes e mulheres têm sido expostas devido à chamada “psiquiatrização” de violências sociais e ambientais.
Com testemunhos multiplicados pelo Coletivo, mencionei as múltiplas violações desencadeadas a partir da soma: patologização de violências sexuais ainda na menoridade, mais crescimento atravessado pela lógica manicomial/patriarcal, mais quebras de confidencialidade e demais falhas dos acolhimentos indevidos.
#descriçãoresumidadaimagem Card com colagem de cartazes lado a lado. À esquerda de quem lê, banner digital com convite ilustrado para a participação na Comissão Local. O compartilhamento do Centro de Saúde Dr. José Domingos (BDI) contém data, horário, local de realização e a Pauta: “Planejamento Anual 2024 recomposição da Mesa”. Fundo brando. À direita, cartaz ilustrado que foi entregue impresso em papel laranja. As 5 (cinco) cópias ilustradas destacam o título do blog post de janeiro do Coletivo Literário Hoje a passarinho: “Amor pra recomeçar”: sobreviventes e sobrevoantes. Acompanha link do site www.coletivohojeapassarinho.com.br e QRCODE de encaminhamento para leitura e informações adicionais. Os cartazes estão colados em fundo branco e sobre superfície de foto de colcha de retalhos.
Por fim, após distribuir os cartazes de convite para a leitura disponibilizada no Blog Pena em Liberdade, pedindo a afixação de um deles no espaço de avisos aos usuários e usuárias, analogamente, reforcei o alerta para os riscos da “psiquiatrização” dos danos pós contaminações virais agravadas, da medicamentalização forçada, da farmacologização, isto é, das prescrições e automedicações desinformadas e afins.
21 de Janeiro de 2024 | Roda de Histórias Digitais da Sementeira
#descriçãodaimagem colagem de prints. No centro do card, num banner digital, leia-se: “OFICINA DE HISTÓRIAS DIGITAIS” SUAS HISTÓRIAS PODEM SER AS SEMENTES DA MUDANÇA QUE VOCÊ QUER VER NO MUNDO”. Ao lado, arte de pintura de mão azul. Fundo preto. Em baixo, tela pintada do Canva, com sequência de telas do vídeo do Coletivo em edição. Ao fundo, colcha de retalhos coloridos.
Ofertada pela contadora de histórias Emilie Andrade, a Oficina de Histórias Digitais foi adquirida e realizada como presente de Natal e de cinco anos de concepção do projeto Filosofia à passarinho (Fiapo).
Sendo o maior dos desdobramentos do Fiapo, o Coletivo Literário Hoje a passarinho teve a grata oportunidade de receber desenhos e edições de imagens realizadas por Maria Clara Fuchs Teófilo (13 anos).
Virginia, Olga, Cecília, Carolina e Maria do Socorro se uniram, criando o perfil @codinomeandorinha para postarem no Instagram percursos de um ateliê (audio)visual nascido desta experiência.
No dia 21 de janeiro, além dos intercâmbios de processos técnicos e criativos com a Emilie e com as colegas de curso, Marcela apresentou o vídeo piloto.
A ideia da nossa equipe é compartilhar o produto de tal aprendizagem como uma das ações de março, mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher (8).
Também teremos a honra de semear a nossa história-semente intitulada “Podia ser só um repouso” no banco de histórias digitais do site da Sementeira.
Agradecimentos à Emilie, nossa companheira e professora na aventura de aprender e empreender rumo às transformações sociais!
Publicação do primeiro blog post da temporada (divulgação posterior no Instagram)
Transcrição e audiodescrição de “Nota Legendária”:
“Me leia enquanto estou quente.”
| Lygia Fagundes Telles*
“Água fervente, capim cidreira, mel…um, dois, três e chá!”
| Pirlipimpando, por @amarcelateofilo
Siga o fio do sachê e acesse o QRCODE para a leitura de: 🪶”Amor pra recomeçar”: sobreviventes e sobrevoantes
Texto e áudio disponíveis em:https://coletivohojeapassarinho.com.br/amor-pra-recomecar-sobreviventes-e-sobrevoantes/ou “bique” no link da Bio》Blog Pena em Liberdade
*Fonte: Lygia Fagundes Telles. LISPECTOR, Clarice. Entrevistas. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
Imagens: Pixabay e Canva.
🎶”…Cha-la-la te adoro!…”Cha-La-La, Marisa (Cha-La-La, I Need You)
Canção de Renato e Seus Blue Caps
Compositores: Hank Hillman / Brian Goldwyn / Roberto Bernardes
#transcrição para #tradução #vlibras #contémtextoalternativo#blogpost #leituraemvozalta #conteúdossonoros #podcasts #sabiÁticast #coletivoliterário #mulheresnaliteratura #cantoeconto #aprendizagemcomunitaria#economiacriativa #economiacircular #economiacolaborativa
No card, abaixo de foto de perfil e @ do Hoje a passarinho, em primeiro plano e sobre box branco, leia-se: “Água fervente, capim cidreira, mel…um, dois, três e chá!”| Pirlipimpando, por @amarcelateofilo. No fundo, foto colorida de xícara em cima de pilha de livros. Há um sachê com colagem de QRCODE na ponta do fio.
14 de fevereiro de 2021 | Segundo Sarau Coletivoz do ano
#tbt 14 de fevereiro de 2024
Que tal a @christinamariadequeiroz, no sarau @coletivoz , homenageando o João Garcia Chaves Junior, carinhosamente conhecido como João Muamba?
Na ocasião, ☆Christosa☆ contou que o livro “João Muamba: de Goiás a Minas crescendo na Poesia” foi lançado como homenagem póstuma prestada pelo círculo de amizades e familiares do jovem.
Muamba faleceu aos 25 anos, em janeiro de 1984, após um grave acidente de carro.
Além da declamação de Christina, a homenagem ganhou ainda mais duas belas declamações de pessoas presentes.
🎤🐦🐦🐦 “À luta à voz, à voz à luta!” (grito de “coletivozes”): após 40 anos da prematura partida, no querido Sarau de Periferia que ocorre todo mês no @_thewallpub , em Contagem, pelo legado de seus versos, “Muamba presente! Muamba vive!”❣️
🎥: @marcelateofilo
🎶 […] Senti um abraço forte, já não era medo/Era uma coisa sua que ficou em mim/Que não tem fim/De repente, a gente vê que perdeu/Ou está perdendo alguma coisa/Morna e ingênua/Que vai ficando no caminho/Que é escuro e frio, mas também bonito/Porque é iluminado/Pela beleza do que aconteceu há minutos atrás…”.
| A canção “Poema”, aqui interpretada pelo cantor Ney Matogrosso, foi composta por Frejat e Cazuza.
#descriçãoresumidadaimagem Reels com colagem de print da capa do livro (mencionado na legenda) sobre vídeo de Christina. De pele clara e cabelos grisalhos, Christina está sentada em torno de uma mesa grande, na companhia da turma do Sarau Coletivoz. Ao fundo, colcha de retalhos coloridos.
19 de fevereiro de 2024 | Roda de estudos sobre o erótico (Movimento Assanharau)
Desde a primeira das três obras apresentadas até o momento, começamos a acompanhar as leituras e conversas, faltando em apenas uma reunião.
A abertura para abordar o erótico em suas diferentes perspectivas é valiosa para nós que passeamos e passarinhamos por questões como educação sexual, letramento de gênero, abuso e exploração sexual, danos morais e materiais de violências sexuais contra crianças, adolescentes e mulheres, estereótipos, distorções de imagens, expressões e representações dos corpos femininos, dentre outros.
Patrícia D’Viso foi quem mediou os últimos encontros.
#descriçãodaimagem colagem de arte do AssanharaU: centralizado no card, um varal com desenho de peças íntimas coloridas penduradas. Fundo branco. Abaixo, print da sala de reunião on-line com janelas de participantes, incluindo a Marcela. Na tela compartilhada, leia-se o título do último texto estudado: “Personas sexuais”, de Camille Paglia. Ao fundo, foto de colcha de retalhos coloridos.
Observação importante
Rearranjos de agendas resultaram na impossibilidade de participar da primeira reunião aberta mensal do Movimento Despatologiza. Todavia, recebemos e lemos a Memória do encontro, preparando-nos para marcar presença em março.
Na quinta-feira (22/02), participamos da aula aberta sobre “Estratégias da Narrativa”, agendada anteriormente e ministrada pela Emilie da Sementeira.
Até breve!
Agradecendo por você chegar até aqui, caso ainda não tenha conferido o nosso compartilhamento do mês passado, que tal esticar a leitura e/ou escuta pra conhecer um pouco mais sobre os voos do Hoje a passarinho? Deixamos “asaços” e, se estiver com tempo, embarque em mais um dos títulos do Blog!
Voz e letras de MARCELA (Colibri) reverberam escutas, (des)leituras e escritas num tanto de cirandas por aí. Graduada em Filosofia, mestre em Educação, transcritora, ledora, poeta, redatora e professora autora do projeto Fiapo (Filosofia a passarinho), ela “cria com” e coordena Coletivo Literário Hoje a passarinho☆